9 de junho de 2004

"The Ladykillers" por Nuno Reis



Mais uma vez os irmãos Coen surpreendem tudo e todos com um grande remake de um filme britânico dos anos 50 com Alec Guiness e Peter Sellers. As diferenças entre os filmes são imensas, aliás, em comum quase só encontramos a ideia e o título. A história gira em torno de um professor que aproveita a licença sabática para descansar numa pacata aldeia. Ele aluga um quarto na casa de uma velha viúva que de bom grado recebe um homem educado e culto, com amor pela literatura e que ainda por cima ensaia com um grupo de música religiosa.
O que ela não sabe é que essa banda na realidade é um bando, um bando de ladrões dispostos a tudo para assaltar o casino através de um túnel que escavam na cave dela. Depois de variadas peripécias para conseguir o dinheiro, eles terão de eliminar todos os que se atravessem no caminho, o que lhesdará mais trabalho do que todo o assalto!

Os Coen estão de volta com uma comédia que ao contrário da anterior ("Intolerable Cruelty") é negra, ironicamente negra. Em termos de som o filme passa-se em New Orleans e portanto está totalmente em gospel, com uma banda sonora muito apelativa que quase chega ao nível da de "Oh Brother, Where Art Thou" que, convém recordar, venceu um Grammy e esteve duplamente nomeada para os prémios MTV. Em termos de fotografia está ao nível que nos habituaram e os cenários, por mais estranhos que sejam (como a lixeira no genérico inicial) ficam excelentes no filme. A realização é simplesmente Coen, sempre única e agradável, permite um bom desenrolar da história em todas as situações, vemos com calma um casal de idade apaixonado, uma pessoa a cair das escadas...

O elenco do filme não é tão sonante como nos habituaram, não aparece Frances McDormand, nem George Clooney, nos cartazes que circulam nos nossos autocarros apenas se lê Tom Hanks.
A mulher que colabora inadvertidamente com os ladrões é Marva Munson, considerada por muitos como estando senil, e é interpretada por Irma P. Hall que tem feito diversos papeís desde que deixou a carreira no ensino. Entre os mais célebres estão "Midnight in the Garden of Good and Evil", "Patch Adams", "Bad Company" e brevemente "Collateral". O papel acaba por ser pequeno mas não deixa de ser uma personagem fulcral e cativante, complementada pelo retrato do marido.
Tom Hanks interpreta o Professor G.H.Dorr, a mente criminosa que elaborou o astucioso plano e líder do grupo. A personagem está bem conseguida pois Hanks consegue dar-lhe o olhar, os movimentos e as atitudes por trás de um génio (um pouco) louco. Hanks é incontornável no cinema dos anos 80, nos 90 a fama e os prémios aumentaram, com o sucesso obtido por "Catch Me If You Can" e "Road to Perdition" e "The Terminal" para estrear, esta década poderá ser ainda mais promissora.
O resto da equipa é um grande aglomerado de actores medianamente conhecidos: Marlon Wayans (Shorty nos "Scary Movie" 1 e 2) é Gawain, J.K. Simmons (Jameson nos "Spider-Man") é Garth, Tzi Ma (cônsul em "Rush Hour") é o General e Ryan Hurst (Bertier em "Remember the Titans") é Lump. Wayans tem o papel habitual de homem de cor demasiado nervoso e bastante ridículo, Simmons é o fornecedor de material, está mais cómico do que qualquer outro papel que tenha feito, Ma basicamente passa o tempo a esconder cigarros acesos na boca e Hurst ou carrega sacos ou simplesmente fica quieto a babar-se. Estão bastante longe de serem "os maiores criminosos de todos os tempos" anunciados pelos cartazes. No conjunto a equipa é interessante e funcional e exceptuando uma zanga entre Gawain e Garth não surgem problemas antes de terem de matar a senhora Munson. Os actores não têm culpa dos seus papeís e esforçam-se para melhorar o filme. As suas atitudes nunca surpreendem pois ao longo do filme vamos conhecendo bem a mentalidade de cada indivíduo e acabamos por sentir pena do Professor por ter aqueles infelizes cúmplices.

Mesmo que os fãs dos Coen facilmente fiquem desiludidos por não ser um grande regresso eles estão a voltar ao seu melhor nível, muito acima de "Intolerable Cruelty". As outras duas razões para ver o filme é Tom Hanks que está quase ao seu melhor e não haver nenhuma outra grande comédia nos cinemas até "Shrek 2" estrear.




Título Original: "The Ladykillers" (EUA, 2004)
Realizador: Joel e Ethan Coen
Intérpretes: Tom Hanks, Irma P. Hall, Marlon Wayans, J.K. Simmons, Tzi Ma e Ryan Hurst
Argumento: Joel e Ethan Coen (baseados no argumento escrito por William Rose)
Fotografia: Roger Deakins
Música: Carter Burwell
Género: Comédia, Crime
Duração: 104 minutos
Sítio Oficial: http://ladykillers.movies.com

0 comentários: