6 de junho de 2004

O actor que chegou mais longe




Este sábado faleceu Ronald Reagan, um actor conhecido por ser dos melhores presidentes na história recente dos Estados Unidos. Entre os títulos do actor os mais célebres serão possivelmente "Roger & Me", feito no final da sua carreira presidencial por Michael Moore, e "Dark Victory" nos anos 30 onde contracena com Bette Davis e Humphrey Bogart, também em westerns o actor conseguiu prestígio. Apesar da sua discreta carreira como actor chegou a presidente do Screen Actors Guild em 1947, cargo que manteve por cinco anos, em 1966 tornou-se governador da Califórnia por dois mandatos e em 1981 tornou-se o 40º presidente dos EUA.
O seu maior feito como presidente foi terminar a Guerra Fria que se vivia entre os EUA e a URSS, um importante passo para a globalização.
Reagan voluntariou-se para a Segunda Guerra Mundial (foi recusado pela visão),sobreviveu a atentados e a um Razzie de carreira mas depois de vários anos perdeu a batalha contra a doença de Alzheimer.
Nos Globos de Ouro foi-lhe dado um troféu de Cidadania e conseguiu uma estrela na Walk of Fame da televisão, também o Congresso lhe deu uma medalha de ouro pelo fim da Guerra Fria.
Morreu aos 93 anos, sendo assim o mais velho ex-presidente na história dos EUA.

0 comentários: