5 de janeiro de 2005

"Melinda and Melinda" por Nuno Reis

Passaram-se décadas desde o último drama de Allen. Quando se recorda os tempos áureos dele é das comédias que todos falam. Apesar de Allen não se ter imortalizado com os dramas é um génio comprovado em comédias dramáticas e os imensos fãs do realizador de certeza que adorariam ver um novo drama criado por essa mente. Mas, e se tivessem de escolher entre comédia e drama? Com Melinda fica provado que o empate é um resultado justo.
Melinda and Melinda

Imaginem um casal que está a dar um importante jantar quando lhes surge à porta a visita inesperada de Melinda, uma mulher problemática que consegue tornar o jantar inesquecível e indirectamente desfazer o casamento. Pela sinopse parece um drama, mas escrito por Woody Allen seria um drama ou uma comédia? Bem, ele conseguiu ambos.
O filme começa mostrando um jantar de amigos que discutem a vida e, partindo da história resumida de Melinda, dois deles constroem toda a história, um como sendo uma comédia, outro como sendo uma tragédia, intercalando narrativas. A comédia é ao bom estilo que Allen nos habituou, inteligente, mordaz, tornando as situações do dia-a-dia do casal Hobie/Susan - Will Ferrell e Amanda Peet - agradáveis apesar da situação delicada em que se encontram. A tragédia é com outro casal, Lee e Laurel - Chloë Sevigny e Jonny Lee Miller - que quando essa mesma Melinda (Radha Mitchell) lhes aparece, vêem o casamento seguir o destino trágico que se previa. Igualmente ao melhor estilo de Allen.
Melinda and Melinda

Allen continua à procura de um substituto entre os comediantes do cinema e desta vez a sorte coube a Will Ferrell que na época até parecia ser um actor de jeito. Contudo a estrela do filme é Radha Mitchell (escolhida sem casting) que se desdobra em duas personagens, e ambas fabulosas.
O filme está bem conseguido (bem melhor que os últimos trabalhos do realizador) e assinala a recuperação do génio como será comprovado no filme seguinte. Esta combinação de duas histórias menores num único trabalho obrigou a reciclar personagens, mas para um trabalho de escrita de apenas um mês saiu um filme genial. É Woody Allen e merece ser visto.

Melinda and MelindaTítulo Original: "Melinda and Melinda" (EUA, 2004)
Realização: Woody Allen
Argumento: Woody Allen
Intérpretes: Radha Mitchell, Will Ferrell, Johnny Lee Miller, Chloe Sevigny, Amanda Peet
Música:
Fotografia: Vilmos Zsigmond
Género: Comédia, Drama, Romance
Duração: 99 min.
Sítio Oficial: http://www2.foxsearchlight.com/melindaandmelinda

0 comentários: