22 de dezembro de 2005

”The Corpse Bride” por Nuno Reis


A vasta maioria dos realizadores de renome teve uma fase em que se dedicou ao cinema fantástico. Com o passar dos anos acabaram por o abandonar e abraçar vertentes mais lucrativas e argumentos menos complicados. Mas nem todos! Tim Burton tem já 30 anos de carreira dedicados ao fantástico e apesar de alguns filmes menos conseguidos é um mestre incontestável do género.
Uma só pessoa não faz muito, mas Burton tem a sorte de ter um magnífico leque de amigos disponíveis. Desde “Vincent” em 1982 até este Verão em “Charlie and the Chocolate Factory” foi criado amizades e cativando talentos. Para esta animação pôde contar com as vozes de Johnny Depp, Albert Finney, Helena Bonham Carter, Michael Gough e Cristopher Lee entre muitos outros. A música, como não poderia deixar de ser, é de Danny Elfman, um dos maiores artistas musicais que o cinema já teve.

The Corpse Bride” conta a história do jovem Victor, filho de novos-ricos, na véspera do seu casamento com a filha de uns pobres nobres. Victor depois de um acidentado ensaio de casamento, foge para o bosque onde, por distracção, coloca a aliança numa noiva já morta. Transportado para o mundo dos mortos irá tentar voltar para a sua noiva original, enquanto a sua actual noiva o quer manter para sempre onde a morte já não os pode separar. Entretanto a noiva viva está preocupada com o sucedido e, para complicar mais a sua situação, quando começava a gostar do noivo é forçada a casar com um (outro) estranho e Victor volta com todos os mortos para celebrar oficialmente o seu casamento! Bem, com tanta confusão ou o filme é impossível de perceber, ou é imperdoável perder. Aqui aplica-se claramente o segundo caso.
Personagens deliciosas, músicas espectaculares, animação de qualidade assombrosa, resumindo, uma maravilha! Depois de “The Nightmare Before Christmas” poucos foram os filmes com esqueletos que me impressionaram. Este regresso de Burton ao mundo subterrâneo não lhe é superior, mas também não deve nada ao antecessor.






Título Original: “The Corpse Bride" (EUA, Reino Unido, 2005)
Realização: Mike Johnson, Tim Burton
Intérpretes (vozes): Johnny Depp, Helena Bonham Carter, Emily Watson, Tracey Ullman, Albert Finney, Christopher Lee, Michael Gough
Argumento: John August, Pamela Pettler, Caroline Thompson
Fotografia: Pete Kozachik
Música: Danny Elfman
Género: Animação, Comédia, Drama, Fantasia, Musical, Romance
Duração: 76 min.
Sítio Oficial: http://www.corpsebridemovie.com/

0 comentários: