19 de abril de 2007

"The Last Kiss" por Nuno Reis

Depois de uma mão cheia de êxitos multi-premiados, Paul Haggis apresenta-nos agora uma comédia um pouco mais simples. Os protagonistas são um grupo de jovens que se aproximam dos trinta anos. A sua vida atravessa uma etapa crucial: os amigos, o emprego, os filhos, os pais, tudo se combina para complicar uma idade em que ainda se acham jovens mas já se sentem velhos. A rápida aproximação dos trinta anos está a deixá-los impacientes. Precisam de mais tempo para saber se estão com a pessoa certa, não podem esperar mais tempo se quiserem ter filhos.

Michael é um desses casos, no casamento de um amigo é assediado por uma jovem quase dez anos mais nova do que ele. A namorada com quem vive simboliza a responsabilidade: está grávida, já pensa em casamento e em comprar casa, Michael sente-se atraído pela atrevida jovem que representa liberdade, alegria e despreocupação. Algumas outras existências menos interessantes mas mais divertidas cruzam-se nesta deambulação pelo final da juventude.

O tema fulcral é o amor. A sua existência ou ilusão de existência e o que é preciso fazer para o conservar. Cada personagem tem uma atitude perante ele, muitas delas estereotipadas e aproximam-se do ridículo. É uma visão muito realista de uma etapa incontornável da vida. Alerta para uma crise constante de valores que, sem criticar, tenta tornar num tema divertido. Tem momentos dramáticos que contrastam com o tom ligeiro em que é filmado, resultando numa obra bastante interessante e agradavelmente moralista. O espectador que melhor compreenderá o filme é aquele que atravessa essa fase, tem as mesmas dúvidas e os mesmos problemas – isso apenas metaforicamente, nem todos terão um problema tão agradável como Rachel Bilson.

Quanto ao elenco o destaque vai para Zach Braff, ainda é o protagonista de uma série mediamente conhecida e tem aparecido em filmes particularemente felizes, incluindo o seu próprio “Garden State”. Aqui como Michael tem um desempenho muito próximo do conseguido no filme referido. Rachel Bilson é uma personagem importante de uma série juvenil e, apesar de ficar ridícula no seu papel de quase Lolita, isso perdoa-se pelo seu sorriso. Jacinda Barrett teve uma carreira discreta, mas nos últimos anos tem recuperado com papeis discretos em alguns blockbusters. Esta Jenna é uma das suas melhores personagens e tem o melhor desempenho do elenco juvenil, apenas não é o melhor de todo o filme porque a interpretar os pais de Jenna estão dois nomes grandes do cinema, Blythe Danner e Tom Wilkinson.

Este filme tenta transmitir uma importante mensagem: nunca se atinge o tão famoso “e viveram felizes para sempre”, quando se trata de amor, só trabalhando todos os dias se consegue a felicidade. O final poderá não agradar a todos e por isso é que o DVD tem finais alternativos. Nâo conheço os restantes finais, mas pelo rumo que seguiu, a versão escolhida para o cinema é bastante boa.


Título Original: "The Last Kiss" (EUA, 2006)
Realização: Tony Goldwyn
Argumento: Paul Haggis (baseado no filme de Gabriele Muccino)
Intérpretes: Zach Braff, Jacinda Barrett, Rachel Bilson, Blythe Danner, Tom Wilkinson
Fotografia: Tom Stern
Música: Michael Penn
Género: Drama / Romance
Duração: 115 min.
Sítio Oficial: http://www.lastkissmovie.com/

0 comentários: