14 de junho de 2008

"What Happens in Vegas..." por Nuno Reis


O Nevada é famoso pelas cidades do jogo. Carson City, Reno e especialmente Vegas fizeram de um vasto deserto uma das maiores fontes de receita do país. Este parque temático para adultos é especialmente atractivo porque o jogo é legal, ao contrário do que sucede no resto do país. Quem vai para lá pode não ser criminoso, mas gosta de fintar a lei. Precisamente para cativar essas pessoas foi divulgada a expressão "What happens in Vegas stays in Vegas". O que acontece em Vegas fica em Vegas... mas nem sempre. Que bebedeiras e delitos menores sejam perdoados à saída percebe-se, mas tatuagens e alianças de noivado deixam marcas.

Um jovem recém-desempregado (Kutcher) quer compensar os azares recentes num sítio onde ter sorte seja uma questão de ...sorte! Uma jovem (Diaz) que acabou de ser posta fora pelo noivo vai gozar as férias já marcadas para se divertir em total liberdade. Quis o destino que estes dois nova-iorquinos se conhecessem em Vegas. Depois de alguns copos e uma noite bastante alegre acabam casados. Quando por mútuo acordo decidem acabar com o casamento ganham um prémio de três milhões. A luta pelo dinheiro vai levá-los a tribunal onde um juiz os condena ao pior dos castigos, manterem-se casados. Ao longo de seis meses ambos os pombinhos vão fazer de tudo para forçarem o outro a desistir, para o levarem à loucura ou para o matarem.

É fácil gozar com um casamento que dá para o torto, especialmente quando os noivos não se conhecem porque o choque de personalidades é enorme. Há muitas piadas de nível duvidoso e só ocasionalmente demonstram perspicácia. As cenas no aconselhamento matrimonial são uma agradável excepção e é aí que os actores estão ao seu melhor. O argumento tenta dar consistência às personagens pelo que lhes dá famílias e empregos que vão ajudando a conhecer novas facetas. À medida que desviam da comédia para o inevitável romance que depois dá para o torto, perde interesse e por ter um guião tão banal termina ingloriamente. É um filme fácil de ver e mais fácil de esquecer. Nem podem ser acusados de publicidade enganosa porque aqui realmente "what happens in Vegas...".


Título Original: "What Happens in Vegas..." (EUA, 2008)
Realização: Tom Vaughan
Argumento: Dana Fox
Intérpretes: Cameron Diaz, Ashton Kutcher, Rob Corddry, Lake Bell
Fotografia: Matthew F. Leonetti
Música: Christophe Beck
Género: Comédia, Romance
Duração: 99 min.
Sítio Oficial: http://www.whathappensinvegasmovie.com/

0 comentários: