17 de julho de 2008

"The Chronicles of Narnia: Prince Caspian" por Nuno Reis


Ao longo de mais de duas horas esta produção anglo-americana leva-nos de volta para o mágico mundo de Narnia. À semelhança da já centenária Terra do Nunca, Narnia é um mundo de retalhos - composta por praias de sonho, florestas deslumbrantes, planícies verdejantes e tudo o mais que possa ser imaginado - onde todos se sentem em casa. Esse reino é habitado por animais falantes e criaturas mitológicas que coexistem em harmonia. Como um mundo ideal não seria um tema fácil para desenvolver, foi criado um conflito com os vizinhos, os humanos de Telmar. Neste segundo capítulo da aventura (o quarto cronologicamente) o Príncipe Caspian de Telmar refugia-se em Narnia para escapar ao seu maléfico tio. Para recuperar o seu trono e devolver aos narnianos a terra que lhes pertence, vai soprar o corno da Rainha Susan e pedir a ajuda dos antigos reis. Com esse chamamento os irmãos Pevensie irão ser transportados do monótono mundo londrino para mais uma batalha em Narnia.

O início do filme é enganador. Um príncipe medricas, os irmãos com atitudes incompreensíveis, e não se vê nenhuma da magia que o primeiro filme tinha. Subitamente abre-se um túnel que leva os irmãos e o filme para um mundo totalmente diferente, com cor, dinamismo e valores. A partir daí "Prince Caspian" deixa o primeiro filme para trás em muitos aspectos se não mesmo em todos. Acção contínua, um leve cheiro a romance e bastantes morais para reflexão. Há ainda umas pequenas surpresas para quem não conhecer o livro. O rato lutador é sem dúvida a mais divertida. Como em muitos dos filmes do género acção/fantasia, os pontos fortes estão nas categorias técnicas onde se arrisca a conquistar mais prémios que o antecessor. Especialmente a combinação delas na incrível cena do combate nocturno, onde se cruza a excelência em cenários, direcção, fotografia e efeitos digitais de todo o género para fazer uma das mais belas batalhas dos últimos anos.

É uma adaptação fiel ao livro, respeitou os espectadores dando algo merecedor do dinheiro e como investimento decerto agradou aos produtores. Filmes em que todos saem a ganhar são muito raros e devem ser aplaudidos. O próximo já não estará nas mãos de Adamson, veremos se consegue manter esta qualidade.

Título Original: "The Chronicles of Narnia: Prince Caspian" (EUA, Reino Unido, 2008)
Realização: Andrew Adamson
Argumento: Andrew Adamson, Christopher Markus eStephen McFeely (baseados na obra de C. S. Lewis)
Intérpretes: Ben Barnes, William Moseley, Anna Popplewell, Georgie Henley, Skandar Keynes
Fotografia: Karl Walter Lindenlaub
Música: Harry Gregson-Williams
Género: Acção, Aventura, Fantasia
Duração: 144 min.
Sítio Oficial: http://disney.go.com/disneypictures/narnia

2 comentários:

Márcias Gourmet disse...

Olá...adorei seu blog...posso add seu link no meu..?!?!?! http://marcy-sp.blogspot.com...

abraços

Nuno disse...

Obrigado pela visita e pelo link Marcy.

Vou começar a visitar o seu blog.