23 de agosto de 2008

Miyazaki continua em grande


Hayao Miyazaki há muito tempo que é um dos nomes incontornáveis da animação e é difícil dizer qual o seu melhor trabalho. Este ano tivemos uma oportunidade de ver alguns dos melhores filmes no Fantasporto, mas ainda muitos se seguirão, como "Ponyo on the Cliff". Esta animação conta as aventuras de uma peixinha que quer ser humana e do menino de cinco anos que a ajuda.
Ponyo on the Cliff

O filme está em exibição no Japão e nesta quinta semana vai ultrapassar a barreira dos 8,5 milhões de espectadores (e dos 100 milhões de dólares). As estimativas apontam para que, antes de sair de exibição, se aproxime dos números de "Spirited Away", uns fabulosos 25 milhões de espectadores. Isso é um quinto da população do país.
Convertendo para números americanos é o mesmo que um filme Pixar faz, mas num mercado com metade da população e projectado num décimo das salas. Os números só não foram mais arrasadores porque no mesmo dia foi lançado um novo filme "Pokemon" e também está a ser um sucesso tremendo com metade dos resultados de Ponyo.

O filme vai chegar à Europa dentro de dias, para o festival de Veneza. A partir daí as datas de distribuição europeia começam a conhecidas.

Sítio oficial: aqui (em japonês)

0 comentários: