29 de agosto de 2008

Serviço Público - MOTELx


"O melhor cinema de terror que se faz pelo mundo chega a Lisboa dentro de uma semana

A segunda edição do MOTELx – Festival Internacional de Cinema Documental de Lisboa tem início já na próxima semana, entre 3 e 7 de Setembro. Ao longo de cinco dias o Cinema São Jorge recebe o que de melhor se tem feito no cinema de terror a nível internacional.

ROOM SERVICE assume-se nesta edição como a secção principal do festival e mostrará filmes em estreia absoluta em Portugal, com enfoque em diversificados temas e subgéneros. Haverá um pouco de tudo: slashers, horror americano independente, histórias de fantasmas, trillers psicológicos, comédias e muito gore. A proveniência dos filmes é igualmente rica: dos EUA chegam filmes como Roman, Jack Ketchum’s, The Girl next Door, Blood Car, Teeth, da Noruega Fritt Vilt, da Polónia Hiena, da Argentina 36 Pasos, da Alemanha Dard Divorce, do Reino Unido Doomsday e El Rey de la Montaña de Espanha; da Tailândia chega Alone e da Austrália Black Water; o título mais exótico desta secção é Hiss vindo do Afeganistão.

A secção ABOMINÁVEL MUNDO NOVO que tem como principal objectivo prestar tributo a um realizador ou cinematografia, homenageará a Nouvelle Vague do Terror Francês, com a exibição de filmes como À L´Interieur de Julien Maury e Alexandre Bustillo, Frontiére(s), de Xavier Gens, Sheitan, de Kim Chapiron’s ou Haute Tension, de Alexandre Aja.

E porque o MOTELx não é apenas um festival dedicado à ficção, tem também uma secção destinada ao género documental: DOC TERROR. Aqui serão exibidos documentários sobre subgéneros (Going to Pieces: The rise and fall of the slasher film), sobre realizadores desconhecidos (Blood, Boobs & Beast), falso documentário (Reel Zombies), e ainda um dos filmes mais fortes desta edição: um documentário sobre touradas em Espanha: Animal, El Documental.

Para a secção CULTO DOS MESTRES VIVOS o festival convidou o nome maior do cinema de terror da América do Sul: José Mojica Marins – realizador, filósofo, ex-candidato político e compositor de sambas – que vem a Lisboa estrear a Encarnação do Demónio, o regresso do coveiro 40 anos depois Esta Noite Encarnarei no teu Cadáver, tratar-se-á, sem dúvida, do ponto mais alto deste MOTELx. A obra do criador de uma das personagens mais carismáticas do género - Zé do Caixão – será mostrada ao público português com a exibição de alguns dos seus mais importantes trabalhos como À Meia Noite Levarei Sua Alma ou O Despertar da Besta. José Mojica Marins e a sua filha Liz Marins (cineasta, escritora, actriz e criadora da personagem Liz Vamp, ministrarão um workshop nos dias 4, 5 e 6 de Setembro.

As curtas-metragens estarão novamente em destaque no MOTELx. Além de uma selecção das melhores curtas internacionais com destaque para uma forte presença espanhola nomeadamente do País Basco, haverá também lugar para filmes portugueses que procuram uma linguagem própria dentro do género.

A maior novidade desta edição do Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa é a criação de uma nova secção dedicada aos mais novos. LOBO MAU comportará diversas actividades - teatro, fotografia, escrita – e decorrerá ao longo de três dias, tendo como ponto culminante a exibição de um filme de terror, especialmente pensado para a faixa etária a que se destina. Serão criados três grupos de trabalho, divididos por idades e com actividades e momento de visionamento do filme diferentes conforme a faixa etária. Foram definidos três grupos etários e três actividades correspondentes: dos 6 aos 8 anos, dos 9 aos 12 e dos 13 aos 16. Estes grupos trabalharão ao longo de 4 dias, sendo que os primeiros três dias terão a duração de três horas de trabalho cada, sendo o último dia dedicado a um momento mais performativo e cuja duração dependerá do trabalho a realizar conforme a faixa etária.
As inscrições para estas actividades deverão ser feitas através do email workshops@motelx.org."


0 comentários: