18 de julho de 2011

Why do you make films?


O Antestreia estará presente em mais uma edição de um festival que persiste na sua originalidade. Aqui fica um resumo do que poderão encontrar em Avanca esta semana.

O CINEMA é o grande convidado do AVANCA 2011, que este ano comemora a sua 15ª edição.

"Why do you make films?" (porque fazes filmes?) é o repto que o AVANCA lançou no seu cartaz e que parece estar a influenciar todo o evento, cujas competições internacionais se iniciam na quarta-feira dia 20.

Com um programa preenchido com 75 filmes, seleccionados de um total de 2088 filmes inscritos, no Festival serão exibidos filmes de 33 países, na sua maioria em estreia nacional e vários são os filmes que aqui farão a sua estreia mundial.

"Paper", um filme do polémico realizador turco Sinan Cetin, abre a competição internacional do AVANCA 2011. Esta é uma longa-metragem protagonizada por um realizador de cinema que procura realizar o seu filme por entre a burocracia e uma lei disparatada imposta com uma obstinação cega.

As noites do AVANCA serão ainda marcadas por várias longas-metragens protagonizadas por gente do cinema. É o caso do filme "Robert Mitchum is dead" de Olivier Babinet e Fred Kihn, onde Frank, um actor francês desempregado e o seu agente Arsène iniciam uma viagem em direcção ao Círculo Polar Ártico, alegadamente para se reunirem com o realizador idolatrado de Frank. Neste filme, o agente Arsène é interpretado pelo carismático actor belga Olivier Gourmet. O filme será exibido na noite de sexta-feira.

No sábado, será um papel de professor de cinema para o protagonista de "Rene goes to Hollywood", do cineasta georgiano Aleko Tsabadze. Nesta longa-metragem, filma-se obsessivamente o limite entre a vida real e a imaginação.

Várias curtas-metragens e documentários são também protagonizados pelo cinema, nomeadamente uma homenagem a Visconti e outra aos estúdios de cinema de Babelsberg.

Entretanto, realizadores anteriormente premiados nas edições anteriores do AVANCA estreiam novos filmes.

É o caso do cineasta sérvio Goran Radovanovic, com a sua longa-metragem "The Ambulance", passada entre o colapso do último totalitarismo europeu em 2000 e a entrada da frágil democracia Sérvia para o lobby da União Europeia.

Também da Sérvia chega, em estreia mundial, a última longa-metragem de Ljubisa Samardzic, um realizador e actor com uma impressionante filmografia de mais de 100 filmes e vencedor em 1967 do prémio para o melhor actor do Festival de Veneza. "The scent of Rain in the Balkans" é um filme de época passado em Sarajevo entre as duas guerras mundiais.

As sessões acontecem no Auditório Paroquial de Avanca, sempre às 18h, 22h e 23.45h. No sábado, as sessões são às 17h e às 19h.

No Multimeios Egas Moniz, as sessões acontecem todos os dias entre as 9.30h e as 18.30h.

Entretanto, 8 grupos de júris irão atribuir os prémios nas várias categorias. Os júris são constituídos por personalidades de Portugal, Alemanha, Argentina, Brasil, Canadá, Dinamarca, Espanha, EUA, França, Irão, Itália e Venezuela.

Este evento tem sido marcado pela realização de um conjunto de workshops de duração alargada, orientados por personalidades do cinema vindos de Portugal, Espanha, Rússia e Irão.

Conferências, exposições e mesas-redondas completam o evento que em cada ano tem trazido a Avanca várias centenas de cineastas dos 5 continentes.

O AVANCA 2011 é uma organização do Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja com o apoio do ICA / SEC, Instituto Português da Juventude, Região de Turismo do Centro, DeCA / Universidade de Aveiro, ESAP, ESAD, Junta de Freguesia, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais.

0 comentários: