28 de janeiro de 2012

"The Descendants" por Nuno Reis

Havai: paraíso na terra ou apenas ou sítio para se ser infeliz?

Logo na abertura este filme tenta quebrar um preconceito. Havai não é sinónimo de praias, surf e diversão o ano todo. O Havai é um sítio como qualquer outro para se viver, trabalhar e ser infeliz. Esta é a história particularmente infeliz de Matt King, advogado multimilionário que não sabe apreciar a vida e que após um acidente da mulher vai aprender a ser pai e a viver plenamente.

Se estão interessados no filme não vejam o trailer. Não é que seja um spoiler grave, ou que dê uma falsa ideia do filme (como o de "Drive"), mas é como quando se vê o trailer de uma comédia e eles contam as melhores piadas. Não só porque "The Descendants" não é uma mera comédia como tentam que pareça - é uma mescla de humor e tragédia ao estilo de "50/50" - como as piadas ficam bem melhores em contexto. E tem um spoiler desnecessário. a única coisa que precisam de saber é que é sobre um homem a tentar resolver assuntos a que estava alheio, e a tentar ser o pai que nunca foi, e a ser o advogado que vai mudar o futuro do Havai. Qualquer um deles seria demasiado para um só homem, mas Matt tem apenas uns dias para ser tudo isso e tem de ser excelente em tudo.

No elenco além do já referido Clooney também podemos encontrar Matthew Lillard, Judy Greer e Beau Bridges em papeis secundários. Mas no foco das atenções estão Nick Krause, o melhor neanderthal de que há memória, a estreante Amara Miller como Scottie e a surpreendente Shailene Woodley que regressa ao cinema em grande. Talvez a conheçam como a jovem Jordan em “Crossing Jordan”, ou a Kaitlin Cooper original em ”The O.C.”, mas passou os últimos 4 anos escondida, dedicada a ser a actriz principal de "The Secret Life of the American Teenager". Agora que chega ao cinema pela porta grande (antes disto fez um filme de que é melhor nem falar e uma curta cheia de estrelas) tem sido unanimemente aplaudida. Acreditem que é um dos melhores desempenhos jovens dos últimos anos e se este não tivesse sido o ano das 20 excelentes actrizes secundárias não me surpreenderia que estivesse nomeada para Oscar como esteve para Globo por este papel.

Este é um filme profundamente humano e que tem nestes actores o seu ponto forte. Combinando isso com as paisagens iílicas do Havai e as mensagens positivas que passa, assim como os murros certeiros na altura certa, é um título incontornável para ver nesta temporada de prémios e o filme de referência sobre o Havai. Pode ser um paraíso para quem o visita, mas isso dependerá sempre de quem o habita.


The DescendantsTítulo Original: "The Descendants" (EUA, 2011)
Realização: Alexander Payne
Argumento: Alexander Payne, Nat Faxon, Jim Rash (baseados no livro de Kaui Hart Hemmings)
Intérpretes: George Clooney, Shailene Woodley, Amara Miller, Nick Krause
Música:
Fotografia: Phedon Papamichael
Género: Comédia, Drama
Duração: 115 min.
Sítio Oficial: http://www.foxsearchlight.com/thedescendants/

0 comentários: