4 de julho de 2012

O cinema português tem uma casa na Internet

Quando se faz cinema ou qualquer outro produto de consumo há quatro etapas obrigatórias:
- pré-produção, quando se planeia o que se quer fazer, se estima os custos, se recolhe os apoios e, sabendo se é viável, se decide avançar ou não;
- produção, quando se está efectivamente a concretizar a obra e a fazer com que ela aconteça;
- pós-produção, quando estando o grosso do tabalho feito se faz a lapidação para embelezar e conseguir um produto apelativo;
- e finalmente a promoção, quando se diz ao mundo que temos algo e queremos reunir espectadores para tentar lucrar com a nossa criação.

Colocar este passo em último lugar não é a forma ideal de pensar. O mais correcto será arrancar com a divulgação assim que se tem a ideia registrada para fazer uma ideia clara do interesse do público e para ir criando a legião de interessados. Em Portugal isto é tão raro acontecer que às vezes nem um simples cartaz o filme tem quando vai estrear. Sendo a presença online obrigatória nos tempos que correm, foi criado um site para motivar as produtoras, sejam grandes ou pequenas, a agir com rapidez e eficácia. A partir de hoje podem registar endereços nos subdomínios de ofilme.pt para todas as produções nacionais de longa-metragem. Para as curtas há um site próprio no endereço acurta.pt.
A Curta.PT

O Filme.PT

A inscrição é gratuita e sem complicações. Basta usarem o formulário no site para dizerem o título do filme, que endereço querem (desde que corresponda ao título e não pertença já a outro filme) e para que página deve apontar.
Podem criar um site oficial, um blog, uma página facebook ou uma página dedicada ao filme no site da produtora. Nem que seja um simples trailer do filme, estejam presentes na rede.

2 comentários:

Sam disse...

Parabéns! Tanto pela iniciativa como pelos nove anos de blogging!

Abraço!

Carlos Martins disse...

Boa iniciativa. Esperemos que tenha adesão... pois é este o futuro.