12 de julho de 2012

Cinema nacional em Avanca

Uma “Fábrica de Filmes” no Festival AVANCA 2012 vai contribuir para a promoção do Cinema Português.

O produtor Paulo Trancoso, presidente da Academia, a actriz Anabela Teixeira, o realizador José Farinha, o director de fotografia José António Loureiro e o compositor Frederico Pereira, vão orientar um workshop no Festival AVANCA 2012, onde se irá produzir filmes promovendo o nosso cinema.

Um workshop aberto especialmente à participação de cineastas, estudantes de design, comunicação e audiovisuais.

Num ano que se antevê complicado para os profissionais do cinema, 2012 é também o primeiro em que a nova Academia Portuguesa de Cinema prepara a primeira cerimónia de entrega de prémios ao melhor do cinema português.

Na noite de entrega dos aguardados “Prémios SOPHIA”, organizados pela ACADEMIA à semelhança dos OSCAR da Academia americana, produtores, cineastas, autores, técnicos e actores, irão ser distinguidos numa Gala marcada igualmente por pequenos filmes que promovem os filmes nomeados, que introduzem os prémios e que reflectem a indústria do cinema em Portugal.

Paulo Trancoso, que ainda recentemente co-produziu o novo filme de Billy August com Jeremy Irons, irá ser também o Presidente do Júri Internacional Cinema do festival.

O AVANCA 2012, que tradicionalmente organiza workshops a par da competição de filmes e da conferência científica, conta de novo este ano com vários espaços de produção de filmes.

Orientado pelos cineastas franceses premiados Olivier Babinet e Fred Kihn, um workshop desafia realizadores a fazerem um “road movie” em três dias, a partir de um carro que não anda.

Também o sérvio Radoslav Vladic irá orientar um workshop e dirigir um filme, explorando a iluminação criativa de interiores.

A antropologia e o cinema é mote para novos filmes em workshop orientado pelo antropologo e cineasta Professor José da Silva Ribeiro e pela produtora Beli Martínez (Espanha).

O cinema de animação na escola é motivo para uma acção de formação creditada, para professores de EVT, onde se explora a imagem por imagem com a participação de crianças e jovens, numa organização conjunta com a APEVT.

Os futuros cineastas têm este ano um espaço especialmente desenhado para eles, onde podem experimentar filmar e animar.

O festival de cinema AVANCA 2012 inicia-se já no próximo dia 25 de Julho, comemorando 15 anos de um evento que sempre teve uma preocupação especial pelo novo cinema português.

Organizado pelo Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja, o “AVANCA 2012 – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia” tem o apoio do ICA / SEC, IPDJ, Academia Portuguesa de Cinema, Região de Turismo do Centro, DeCA / Universidade de Aveiro, ESAP, ESAD, Junta de Freguesia, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais.

0 comentários: