19 de janeiro de 2013

"Las Aventuras de Tadeo Jones" por Nuno Reis

Uma das maiores lendas do cinema de acção e aventura é Indiana Jones. Como os direitos sobre essa personagem está bem protegidos, a alternativa era fazer alguém totalmente diferente. Usar o nome para fins promocionais, mas apresentar um indivíduo que nunca pudesse ser o herói e galã interpretado por Ford. Ele é Tadeo Jones, arqueólogo amador, trapalhão profissional e anti-herói de ocasião.
”Tadeo
Tadeo sempre sonhou ser um arqueólogo. Idolatrando um pai que não conheceu, vai fazendo a sua vida comum, sempre alegre e esperançoso, mesmo que sem grandes possibilidade de alguma vez conseguir o que quer. Até que um dia, uma descoberta nas obras o vai levar ao museu. As visitas de Tadeo ao museu são frequentes, e são todas descobertas inglórias, mas desta vez é diferente. Pela primeira vez na vida, está no lugar certo à hora certa e vai partir numa enorme aventura em busca do tesouro mais desejado do mundo.
”Tadeo
Com muita franqueza, toda a trama é mais do que previsível. Há algumas situações inesperadas (“homenagens” ao Indy que tiveram muita lata em fazer) e algumas das personagens são deveras divertidas, mas para quem estiver fora do escalão etário do filme, vai ser menos apelativo. O seu grande trunfo é a múmia guardiã do tesouro que, essa sim, vai ser diferente de tudo o que se possa imaginar. Após 80 minutos de aventuras a bom ritmo, temos o final feliz que se queria, aberto para muitas sequelas.
Do ponto de vista técnico o genérico inicial é logo uma boa surpresa e a animação não desilude. A animação espanhola continua a dar trunfos num mercado competitivo. Só faltam as ideias novas.
Las Aventuras de Tadeo JonesTítulo Original: "Las Aventuras de Tadeo Jones" (Espanha, 2012)
Realização: Enrique Gato
Argumento: Javier López Barreira, Gorka Magallón e outros
Vozes: Óscar Barberán, Fiona Glascott, Carles Canut, Pep Anton Muñoz, Mac Macdonald
Música: Zacarías M. de la Riva
Género: Animação, Aventura, Comédia
Duração: 90 min.
Sítio Oficial: http://www.tadeojones.com/

0 comentários: