9 de abril de 2014

Festa do Cinema Italiano começa amanhã

O 8½ Festa do Cinema Italiano anunciou uma sessão especial: a exibição, em 3D, do filme "O Último Imperador", de Bernardo Bertolucci, que inaugura, assim, as sessões em 3 dimensões do Cinema São Jorge e terá lugar no último dia do festival, 18 de Abril, às 15h30.

Trata-se de versão restaurada em 3D, feita a partir da versão original, de 1987, cujo restauro foi acompanhado por Bernardo Bertolucci e Vittorio Storaro e estreou na última edição do Festival de Cannes. "O Último Imperador" foi vencedor de nove Oscares (filme, realizador, argumento, fotografia, montagem, música, cenografia, guarda-roupa e som) e conta a história verídica de Pu Yi (1906-1960), que nasceu imperador e morreu como cidadão comum da República Popular da China.

Os bilhetes do 8 ½ Festa do Cinema Italiano já se encontram à venda no Cinema São Jorge, na Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinemateca e na Ticketline. Os bilhetes para o Cine-Jantar, onde será exibido o filme "O Último Tango em Paris", de Bernardo Bertolucci e terá lugar nos dias 11 (sexta-feira) e 13 de Abril (domingo), às 19h30 no Mercado de Santa Clara, já estão, igualmente, à venda no Mercado de Santa Clara e a partir de dia 10 de Abril, no Welcome Desk do Cinema São Jorge.

As sessões do 8 ½ Festa do Cinema Italiano já tiveram início nas lojas Fnac de todo o país, onde são exibidos diversos filmes, nomeadamente os que estão incluídos no pack de DVDs do festival à venda na Fnac (com oferta de voucher para o festival): "Benfica-Torino 4-3", de Andrea Ragusa e Nuno Figueiredo, "Shun-Li e o Poeta", de Andrea Segre, "Piazza Fontana - Uma Conspiração Italiana", de Marco Tullio Giordana e "Scialla! (Tá-se)", de Francesco Bruni. O calendário completo das sessões pode ser consultado em www.culturafnac.pt/calendario.

O programa completo e actualizado do festival está disponível em www.festadocinemaitaliano.com e em http://issuu.com/ottoemezzofci/docs/programacao_fci.

O 8 ½ Festa do Cinema Italiano realiza-se de 10 a 18 de Abril, no Cinema São Jorge e na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, seguindo-se: Coimbra, de 21 a 23 de Abril, no Teatro Académico Gil Vicente; Porto, de 24 a 27 de Abril, na Casa das Artes; Funchal, de 8 a 11 de Maio, no Teatro Municipal Baltazar Dias e Loulé, de 16 a 18 de Maio, no Cine-Teatro Louletano. A Festa do Cinema Italiano segue depois viagem para outros países lusófonos em datas e locais a anunciar em breve.

8 ½ Festa do Cinema Italiano é um festival de cinema organizado pela Associação Il Sorpasso, que conta o patrocínio principal da TopAtlântico, com o apoio da Embaixada de Itália e do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, é uma parceria estratégica CML/EGEAC e uma co-produção com o Cinema São Jorge.

0 comentários: